Publicidade

10/03/2010 - 10:56:40
Ibama intensificará fiscalizações até o fim do Defeso
Martha Costa

No próximo dia 15, segunda-feira, encerra o período do defeso para oito espécies protegidas pelo Defeso em todo o Estado do Pará. No total saem da proibição oito espécies de peixes da Amazônia que durante cinco meses ficaram proibidos para pesca, transporte e comercialização.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, as fiscalizações serão intensificadas uma vez que três espécies permanecem protegidas por lei.

Pela portaria as espécies mapará, curimatã, branquinha, aracu, pacu, fura-calça, jatuarana e pirapitinga saem da mira do defeso em 15 de março, porém o acari estará fora da proibição somente dia 30 de março e no dia 31 é a vez do tambaqui. O pirarucu, peixe de alto valor comercial, permanecerá proibido até o dia 31 de maio.

Segundo o analista ambiental do Ibama, Paulo Lopes, aproximadamente 15 toneladas de pescado proibido foram apreendidas nos últimos dias. “A gente fez as maiores apreensões aqui próximo à cidade em embarcações de geleira, e nós apreendemos cerca de 15 toneladas, sendo que também percebemos a comercialização de pescado proibido na área do Mercadão 2000”, declarou.

Paulo Lopes enfatizou que o trabalho de fiscalização continuará tanto na região de rios quanto nas feiras e mercados da cidade e a multa aplicada em caso de infração varia de 700 a 1000 reais dependendo da quantidade de pescado, com o acréscimo de 20 reais por quilo de pescado apreendido.






Portalnahora.com.br © - Todos os direitos reservados - Design: e-Crypto
Fale conosco: portalnahora@portalnahora.com.br