Publicidade

15/04/2011 - 14:57:29
Outeiro comemora 118 anos com queima de fogos e bolo regional
Uma queima de fogos e um saboroso bolo com recheio de doce de cupuaçu marcou o aniversário de 118 anos da ilha de Caratateua, a popular Outeiro. A festa aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no estacionamento da Praia Grande. O balneário mais próximo de Belém teve uma noite especial para comemorar seu aniversário com show das Bandas Sayonara e Mega Trio, que é composta por artistas da ilha. O show atraiu centenas de moradores.

A programação iniciou às 18h, com um Culto Ecumênico e apresentação do coral da igreja Quadrangular. “Nossa ilha cresceu muito. Houve desenvolvimento”, disse a pastora que realizou o culto, Angela Aviz. Ela mora há 20 anos em Outeiro. “Aqui ainda temos um pouco de paz, se comparado a outros locais. Gosto da tranquilidade do dia a dia”, enfatizou. Em seguida, a festa foi comandada pela Banda Mega Trio. Por volta das 21h, o bolo foi cortado.Houve queima de fogos e o tradicional Parabéns em ritmo de samba sob o comando da banda Sindicato e na voz dos moradores da ilha.

O agente distrital Henrique Andrade cortou o bolo e ofereceu os dois primeiros pedaços para Jaqueline Souza, de 8 anos e Rafael Monteiro, de 6 anos. Com dois metros de comprimento, o bolo foi feito pela Associação dos Barraqueiros da Praia Grande. “Queremos a ajuda da população para melhorar a nossa Outeiro. Não adianta apenas cobrar do poder público e ficar de mãos cruzadas.

Queremos que os moradores da ilha participem de reuniões e cheguem com soluções para o nosso trabalho, não apenas com criticas”, disse o agente, para todos os presentes.

A agente distrital de Icoaraci, Ivy Portela, compareceu à festa. “Digo que Icoaraci e Outeiro são irmãs. Temos que trabalhar em conjunto para a melhoria dos dois distritos”, disse. A administração regional de Outeiro aproveitou a programação para fazer a premiação dos blocos alternativos e escolas de samba campeões do carnaval 2011. Uma ação social também faz parte da programação do aniversário de Outeiro. Sexta e sábado vão ser oferecidos aos cidadãos da ilha a emissão de documentos, como identidade e título de eleitor, além de atendimento odontológico.

A ilha de Caratateua - Situada em frente à Baía de Santo Antônio, a 18 Km da capital, Outeiro se destaca por suas praias de água doce, bastante procuradas nos finais de semana e feriados prolongados. As preferidas são a da Brasília, Prainha, Grande e praia do Amor. Na beira-rio há uma variedade de bares e restaurantes, que oferecem o tradicional peixe frito. Lá já é possível ter contato com a imensidão da Baía do Guajará, o movimento de maré e a fartura dos peixes da região. Um final de tarde na Praia do Amor é um passeio imperdível.

Um dos símbolos de Outeiro é a Escola Bosque, que valoriza a educação ambiental numa área preservada de floresta, com 12 hectares. Da área total, cerca de 3,4%, são ocupados com as instalações físicas da Escola, mantendo coerência com a sua proposta pedagógico-ambiental. A arquitetura dos prédios valoriza a adaptação às condições ambientais, de maneira a permitir uma coexistência harmônica entre o homem e o meio ambiente. A iniciativa para a criação da Escola Bosque partiu das aspirações e da mobilização da comunidade do Outeiro.

Entre todas essas belezas naturais, o administrador regional de Outeiro, Henrique Andrade, destaca os trabalhos que estão sendo realizados para manter a conservação da ilha, como mutirões em parceria com as comunidades. “Estamos realizando operações de limpeza da ilha, além do mutirão da dengue, com 150 pessoas envolvidas, entre a turma da limpeza pública, comunidade e agentes de saúde”, explicou. Outra ação destacada por Henrique Andrade é a realização de cursos de capacitação na confecção de ovos de páscoa, o que vai garantir renda às famílias do bairro da Brasília. Os cursos e mutirões acontecem até o dia 16.

Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social






Portalnahora.com.br © - Todos os direitos reservados - Design: e-Crypto
Fale conosco: portalnahora@portalnahora.com.br