Santarém  Alenquer  Almeirim  Altamira  Aveiro  Belém  Belterra  Brasil Novo  Curuá  Faro  Itaituba  Jacareacanga  Juruti  Mojui dos Campos  Medicilândia  Monte Alegre  Novo Progresso  Óbidos  Oriximiná  Placas  Porto de Moz  Prainha  Rurópolis  Terra Santa  Trairão  Uruará  Vitória do Xingu  Ananindeua  Anapu  Sen. José Porfírio 
Portalnahora.com.br


Blogs








ENQUETE


Se as eleições municipais fossem hoje, em qual desses nomes você votaria?


Maria do Carmo(4) 80%
Alexandre Von(1) 20%
Lira Maia(0) 0%
Antônio Rocha(0) 0%



 

Município de Vitória do Xingu




Dados Políticos


Prefeito: ERIVANDO OLIVEIRA AMARAL - PSB


Dados Gerais


Cidade com uma população de aproximadamente 12.794 habitantes sendo, 6.949 do sexo masculino e 5.845 do sexo feminino. Faz parte do Estado do Pará, com cerca de 2.972 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 4.30 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE.




História




A povoação de Porto Vitória, nome pelo qual ficou conhecido historicamente, foi, por muitos anos, dominado por grandes latifundiários, vivendo uma época de coronelismo a partir da terceira metado do século XIX, sob o domínio de Gaioso, José Porfírio e Agrário Cavalcante. O povoado de Vitória possuia pequenos estabelecimentos comerciais e abastecia seringueiros, especialmente os do seringalista Gaioso, que por volta de 1877, já dominava toda aquela vasta região. Criado o Município de Altamira, em 1911, sob intervenção de José Porfírio, o povoado de Vitória ficou contido na área de Altamira, sendo seu acesso exclusivamente portuário.


O Município com a denominação de Vitória do Xingu, foi criado em 1991, por lei sancionada pelo governador Jáder Barbalho, com território desmembrado dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Porto de Móz. Foi instalado em 01 de janeiro de 1993.


Tradicionalmente denominada de Vitória, a cidade teve que acrescentar o termo "do Xingu" para diferenciá-la da capital do Estado do Espírito Santo.


Fonte: Cidades do Pará - Origem e significados de seus nomes Autor: João Carlos Vicente Ferreira